Desenvolvimento Pessoal na Pandemia
- Miguel Aleixo
- 3 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de jul. de 2021
“Não deixes aquilo que não podes fazer atrapalhar o que podes fazer”

As nossas emoções tendem a promover a zona de conforto e as dinâmicas mais acessíveis. Se pudermos ficar sentados a ver um filme, não vamos para o ginásio. O facilitismo é apetecível e sob o ponto de vista do desenvolvimento pessoal, a Pandemia deu-nos a melhor desculpa do mundo, para caminharmos pelos trilhos mais fáceis.
Tem sido terrível, é verdade. Muitos projetos pararam, a saúde mental foi afetada, temos medo de adoecer ou morrer, economicamente ficamos mais instáveis e a nossa vida social está ainda menos estimulante. Muitas portas se fecharam mas… e aquelas que se abriram? Reparaste nelas?
Adoramos colocar-nos numa perspetiva global. Falamos no plural, como se fossemos obrigados a agir consoante as massas. Isso não é verdade! Eu não quero saber sobre a situação do teu vizinho, ou dos teus amigos, ou de um homem do outro lado do globo. Eu quero saber da tua situação!
Olha para ti, como individuo singular: O que podes fazer para melhorar?
Muitas pessoas engordaram na quarentena, mas ainda houve uma réstia delas que se colocou em forma! Como é possível? Umas identificaram que o tempo livre podia ser aproveitado para iniciar um projeto (criaram o hábito da prática de exercício). Outras convenceram-se que podiam relaxar, pois quando tudo isto passasse, iam para o ginásio. Vou contar-te um segredo: 99% delas não foram, não vão, nem irão!
Mas se foste uma dessas pessoas, podes agora, entrar no 1% que resta e iniciares finalmente a caminhada até ao teu objetivo (se for esse). Este exemplo serve para praticamente todos os compromissos de desenvolvimento pessoal.
"Ah! Mas eu quero ter uma vida social ativa e agora está tudo fechado!"
- Porque não a tinhas antes? Estuda e melhora-te para quando a pandemia passar... e vai passar! Teres um plano para a tua vida social!
"Ah! Mas eu não tenho máquinas em casa para fazer exercício e tenho medo de ir ao ginásio!"
- Podemos melhorar o nosso corpo com vários exercícios que não necessitam de máquinas ou pesos. Existem várias informações online credíveis, detalhadas e até acompanhamentos personalizados. Os resultados podem ser fantásticos! Estuda!
"Ah! Mas sinto-me aborrecido e não tenho vontade para fazer nada!"
- Há quanto tempo tinhas um projeto parado? Ou reclamavas por alguma lacuna pessoal? Isso não te estimula o suficiente para iniciares um processo que te deixe mais capaz e confiante no pós-pandemia?
O tempo irá passar e ele nunca será recuperado! O Pós-Pandemia vai chegar! Aí vai existir um conjunto de pessoas que se melhorou no processo e outro conjunto que piorou ou se desleixou. Sob o ponto de vista físico e mental.
Em que lado da barricada queres estar?
Acompanha os artigos no Blog, mesmo que nem todos os ensinamentos possam ser aplicados no "agora", poderás sempre dominá-los para aplicar mais tarde!
A evolução é constante e ignorar as desculpas é o passo mais importante para a mudança!
Com dificuldades em iniciar um processo de mudança pessoal? Não encontras um caminho na Pandemia?
Eu posso ajudar! - psic_aleixo@hotmail.com
Um Abraço!
Dr. Miguel Aleixo
Psicólogo Clínico e da Saúde
Commentaires