Foco, Força de Vontade e Motivação – Um Passo para o Fracasso!
- Miguel Aleixo
- 17 de nov. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de nov. de 2023
O foco constante é uma treta! A força de vontade é uma ideia romântica do sucesso sem esforço e a motivação? Bem, por si só ela irá desaparecer tão rapidamente como as nuvens no Verão.

Mas isso significa que a maior parte dos livros de autoajuda e os “gurus” desta vida nos têm vendido promessas falsas? Depende como olharmos! Elas não são mentirosas, mas surgem camufladas de omissões que tornam a mensagem clara, simples e por vezes, matemática. Isso é desde logo um paradoxo, pois sendo o nosso cérebro uma das máquinas mais complexas do mundo, como pode comprometer-se de forma tão rígida, com compromissos e missões que lhe exigem um esforço impar?
De uma forma prática, as técnicas apresentadas com base no foco, na motivação e na força de vontade, não funcionam para projetos a médio ou longo prazo. Se o teu objetivo for fazer uma bonita pintura, com um tempo estimado de realização de uma semana, a potencialização destes conceitos irá ser decisiva e suficiente para cumprires! Mas se o teu desejo for escrever um livro, que te levará meses ou anos a concluir… bem, as coisas já não serão exatamente iguais.
EXEMPLO PRÁTICO:
Se o teu objetivo for melhorar a tua performance física e iniciares o processo com base nestes conceitos, a tua força de vontade irá cair com as primeiras dores musculares, o teu foco irá mudar quando os teus amigos ou familiares te convidarem para grandes jantaradas, noites de copos ou te convencerem que estás somente com a “mania dos ginásio”… a soma destas partes, irá fazer com que a motivação vá reduzindo e o teu cérebro comece a aceitar facilmente as desculpas que te farão descomprometer do objetivo. Simplesmente irás unir-te ao grupo de pessoas que paga o ginásio sem comparecer ou pior! Pertencer ao grupo de pessoas que não conseguem atingir os seus objetivos, porque é simplesmente difícil e cansativo…
Podemos aceitar todas as desculpas esfarrapadas que o nosso cérebro quiser emitir. Mas quando nos deitamos na cama, sozinhos com o nosso travesseiro, fazemos uma travessia no deserto, onde todos os sonhos sobre o que podíamos ser ou ter, nos fazem sentir uns falhados. Aí a tua saúde mental pode começar a ser comprometida! CUIDADO!
Mas porque nos vendem técnicas que estão condenadas ao fracasso?
Porque através delas podes experienciar picos de adrenalina e sensações de compromisso fantásticas, com uma taxa de esforço a rondar os 0%. Quando fazemos algo que gostamos e os três conceitos são estimulados (foco, força de vontade e motivação) sentimos que estamos prontos para abraçar o sucesso de uma forma bastante automática, onde o esforço e a dedicação não entram em campo. Isso torna a venda apetecível e a compra ainda mais desejada.
Todos querem ser bem-sucedidos nos seus compromissos e objetivos, mas ninguém deseja, realmente, esforçar-me arduamente para isso!
Então vamos vivendo nesta bolha, onde as pessoas que têm um físico elogiável, escrevem livros anualmente, criam a sua própria empresa, ou são inovadores nos seus postos de trabalho… são pessoas dotadas de uma grande força de vontade… seria tão simples se fosse somente isso.
Estes conceitos podem e devem ser controlados para nos ajudar na busca do objetivo. Mas se existirem por si só e/ou se deixados em piloto automático, a sua durabilidade é escassa.
Há procura de um desenvolvimento pessoal forte e adaptado às tuas necessidades e características?
Eu posso ajudar! - psic_aleixo@hotmail.com
Um Abraço!
Dr. Miguel Aleixo
Psicólogo Clínico e da Saúde
Comments