Namorar uma pessoa com deficiência é exemplo de coragem?
- Miguel Aleixo
- 27 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de nov. de 2023
Como compreender as relações amorosas te pode ajudar a melhorar e colateralmente te colocar na luta da inclusão social!

Não é motivacional! Não é caridade! Não é inspiração! Não é coragem! Não é exemplo de superação! É AMOR!
Quantas vezes leste “pseudonotícias”, post’s de facebook e artigos que te contam histórias inspiradoras sobre como podemos restabelecer a fé na humanidade, quando se referem a um casal, cujo um dos elementos tem uma deficiência?
A difusão deste tipo de notícias e consequentes partilhas, são efetuadas essencialmente por ignorância! Por não perceberem como o conceito nem sequer faz sentido…
Por vezes, até servem como estimuladores de autoestima e os leitores partilham para se sentirem melhor com eles próprias! Para terem mais um motivo para acreditar no amor.
Inconscientemente, é como se houvesse um raciocínio básico que alertasse: “Se até aquele consegue alguém, eu também vou conseguir”. Mas quem Mindset é este?!
Enquanto a sociedade continuar a acreditar que apenas se namora uma pessoa com deficiência, por algum motivo, que não seja simplesmente o amor, o facto de gostar da pessoa, do que ela é, faz e representa… continuaremos a anos-luz, daquilo que é a inclusão plena para esta minoria e no teu de desenvolvimento pessoal, continuarás a anos-luz, daquilo que é a compreensão das relações humanos.
Se colocas o foco e a relevância em fatores acessórios, não dás espaço nem crédito à evolução, aprendizagem e valorização pessoal. Inconscientemente estás a prejudicar a tua autoestima e o teu próprio valor! Inevitavelmente poderás ver um homem que se desloca numa cadeira de rodas a ter uma namorada mais interessante que a tua! Sabes porquê? Porque ele é mais interessante que tu e a forma como ele se locomove vale zero para este tema!
Mais grave do que o atraso na inclusão das pessoas com deficiência e na forma como tu limitas a tua própria margem de progressão pessoal é o facto de algumas pessoas com deficiência acreditarem que isto realmente é verdade. Que apenas vão ter uma relação se alguma alma caridosa aparecer. Que têm de conhecer alguém próximo de uma beatificação para saberem o que é ser amados. Nada mais falso! Nada mais errado!
Não existe caridade no amor!
Não existe nenhum exemplo de superação em duas pessoas que se amam independentemente de qualquer condição!
A relação que se tem com uma pessoa com deficiência é simplesmente isso… uma relação! O amor que se sente é simplesmente isso… amor.
Confiar na potencialização pessoal, para se ser mais atraente para o sexo oposto é o caminho a seguir no teu próprio desenvolvimento! Olhar os outros com estes óculos, irá facilitar ainda mais o teu progresso!
Reflete: Se eu te vejo como um exemplo de superação porque lavas os dentes no final de cada refeição… isso diz mais de mim, do que ti!
Muda o Mindset! Transforma as crenas erradas! Inclui as pessoas! Sê gigante!
Tens uma deficiência e precisas de ajuda na tua vida social e amorosa?
Eu posso ajudar! - psic_aleixo@hotmail.com
Um Abraço!
Dr. Miguel Aleixo
Psicólogo Clínico e da Saúde
Comments