top of page

O Carisma não usa Pandora

  • Foto do escritor: Miguel Aleixo
    Miguel Aleixo
  • 25 de mai. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 25 de set. de 2023

Estamos a ser convencidos que podemos comprar a nossa autoestima e o nosso bem-estar… mas quando nos deitamos na almofada estamos cada vez mais vazios…


ree

Ouço muitos comentários, demasiados até, que tendem a fusionar-se com perguntas: Porque as pessoas têm dinheiro para telemóveis e roupas caras, pequenos-almoços em pasteleiras, mensalidades de unhas de gel… mas depois acham caro ir ao Psicólogo?! Creio que todo este raciocínio está feito ao contrário. As nossas ações são efetuadas, geralmente, por prioridades e desejos

Honestamente, sobre este tema, preferia ter uma conversa que se desenhasse assim:


Porque as pessoas priorizam essas atividades em detrimento do Psicólogo?

Porque encontram aí uma fonte de prazer e de validação pessoal. Algo que não encontram no Psicólogo!

Mas porquê?

Provavelmente porque não compreendem efetivamente as vantagens do serviço e porque causa dor.

Causa dor?

Nestas atividades pagamos um valor inferior e obtemos prazer imediato. Quando vamos ao psicólogo somos desafiados a mudar! Somos confrontados com as nossas falhas e assumimos uma responsabilidade de mudança.

Então isso significa…

Exatamente! O carisma pessoal dá trabalho, mas as unhas de gel permitem-nos ter uma versão plastificada dessa apetecível qualidade…


Este diálogo apresenta-nos o tema de hoje. Que não é sobre a preferência relativa ao serviço da Psicologia, mas sim, sobre ti, sobre as tuas prioridades e sobre a tua vontade de ser uma pessoa melhor nas relações pessoais e sociais e na concretização de objetivos.

Vou insistir no exemplo do exercício físico porque é de fácil compreensão e tem uma relação com a mente humana inevitável. Mesmo que muitos a negligenciem ou a tentem negar.

O maior amante do desporto não é aquele que tem as melhores roupas É o que se levanta, em sacrifício pessoal, para honrar a sua paixão!

O praticante de musculação mais focado não é aquele que frequenta o ginásio mais caro É o que cumpre mais criteriosamente o seu treino!

O nosso carisma é moldado pela dedicação que prestamos aos nossos objetivos. E nunca… nem por um momento, os acessórios que usamos enquanto estamos a tentar lá chegar!

Quando uma equipa ganha um titulo desportivo, os atletas festejam conforme se encontram: Transpirados e com camisolas sujas! Nenhum deles abandona para vestir um fato de gala! Aquela camisola representa, também, a sua caminhada, o seu esforço e a sua dedicação!


São estes exemplos que todos adoramos seguir! São estes exemplos que nos ajudam a evoluir! A velhinha história de sucesso do menino que surgiu do nada e atingiu o topo!

Então… é verdade! O Carisma não usa Pandora.


O carisma não está no relógio caro, no carro veloz ou na roupa de marca.

O carisma do Cristiano Ronaldo não se mede pelo número de carros que tem, mas sim pela paixão com que sempre se supera. É por isso que é um ídolo! É por isso que as marcas o querem próximo!


Comprar umas coisas, qualquer um consegue. Mas envolvermo-nos num compromisso de sucesso com esforço, dedicação e paixão exige demasiado. Então camuflamos com folclores.

É a mesma coisa em relação à vaidade: Pessoas vaidosas (make up cuidada e de referência, roupas de marca, malas e brincos caríssimos, carros velozes...) deveriam, pela lógica mais básica e racional, ser pessoas preocupadas com a sua saúde e aparência física. Mas isso, muitas vezes, não acontece...


As pessoas são vaidosas nos enfeites que colocam na árvore de Natal, mas esquecem-se da árvore em si.

Porquê? Uma das hipóteses mais fortes é que para comprar algo caro e charmoso apenas é preciso dinheiro, mas para moldar um padrão forte e congruente é necessário esforço e dedicação! Quando exige demasiado, camuflamos com folclore.


Isto não é uma perseguição às marcas ou uma condenação ao seu uso. Todas essas peças podem ser acessórios que uses por gosto, paixão ou simples ostentação. Mas importa que isso seja congruente contigo! Importa que não os compres por significarem algo mais: Porque não significam!


Aposta em ti! Aposta na tua disciplina! Aposta em quem tu queres ser! Define os teus objetivos! Assume carisma na luta pelo que desejas e não pelo carro rápido que estás a pagar ao banco… quando te deitares na cama vais sentir-te só! Porque nenhum bem material pode apagar a falta de propósito ou elevar-nos para algo que não sentimos.


Eu posso ajudar – psic_aleixo@hotmail.com


Um Abraço!

Dr. Miguel Aleixo

Psicólogo Clínico e da Saúde

 
 
 

댓글


bottom of page