top of page

O Macaco da Procrastinação

  • Foto do escritor: Miguel Aleixo
    Miguel Aleixo
  • 27 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de nov. de 2023

Já pensaste como é habitual deixar para a última da hora as tarefas que tens de realizar? A procrastinação é um mau hábito, do qual quase todos padecemos… temos que admitir…


ree

A racionalidade procura por todos os meios justificar que nos devemos comprometer e terminar as nossas tarefas, seja limpar a casa, acabar um relatório, estudar, fazer os trabalhos de casa ou outra qualquer atividade. Porém, a nossa componente emocional não parece atribuir muito prazer na realização dessas atividades. Então, de uma forma ou de outra, vamos encontrando estratégias para as adiar.


Tim Urban é um procrastinador de excelência e desenvolveu uma história que procura encenar aquilo que se passa nesses desprezíveis momentos.

Ele conta, em sentido ficcionado, que existe um macaquinho dentro da nossa cabeça! Ele não se lembra do passado, nem se interessa pelo futuro. Ele apenas vive no agora. Assim, quando nos sentamos para iniciar uma tarefa um pouco aborrecida, mas extremamente necessária, ele surge!


O Sussurro do Macaco:

Hey! Será que há novas publicações no Instagram?”; “Se fizermos somente mais um jogo não haverá problema”; “Talvez pudéssemos ir às compras para nos inspirarmos” ...

Ele tem dicas para todos os gostos e com elas, mantém-nos presos naquilo que o autor chama de “Parque das trevas”. Ficamos por lá e procrastinamos sem parar.


Os ponteiros do relógio vão avançando enquanto perdemos tempo com atividades que outrora seriam insignificantes, mas que ganharam relevo naquele preciso momento. Porquê? Segundo Urban a culpa é desse maldito macaco!


Todos nós temos medos e este macaquinho não é exceção. Ele teme somente uma coisa: “O monstro dos prazos”. Quando esse monstro chega e a nossa tarefa tem de ser terminada a qualquer custo, ele desaparece e nós finalmente abandonamos a procrastinação. A tarefa será realizada arduamente e por vezes sem interrupções ou intervalos para um lanchinho.


É contudo inevitável não encararmos o problema: Perdemos demasiado tempo e estamos a lutar contra o relógio.


Como podemos vencer o macaco?

ree

O macaco quer brincar e não compreende que naquele momento isso não deveria ser possível! É essencial que faça uso da sua razão, a cada estímulo que o leve na abertura de um novo vídeo sobre gatos trapalhões. Sê forte e prossegue no teu objetivo! Enumerei quatro estratégias simples que podem ajudar:


- Estabelece os teus próprios prazos;

- Organiza a tua lista de tarefas de forma a gerir melhor o tempo;

- Define atividades objetivas e passos concretos;

- Desliga o wifi, a tv, ou outra fonte de distração.


É muito importante teres confiança na tua capacidade para vencer o macaco e seguir firmemente na realização da tarefa a realizar!


Algo de mágico acontece quando nos permitimos realizar alguns avanços na tarefa. A nossa autoestima é fortalecida e de alguma forma, aquela experiência começa a ser associada a emoções positivas. Quando isso ocorre o macaco passa a ser um aliado!


Para a próxima em que tudo te pareça mais interessante que terminar o trabalho, lembra-te desse macaquinho na sua cabeça, manda-o embora e inicia a sua tarefa a qualquer custo!


O Macaco e outras adversidades impedem-te de atingir os teus objetivos? Desejas mais para a tua vida mas estás preso e sem rumo?

Eu posso ajudar! - psic_aleixo@hotmail.com


Um abraço!

Dr. Miguel Aleixo

Psicólogo Clínico e da Saúde

 
 
 

Comments


bottom of page