top of page

O medo da rejeição impede-te de conhecer pessoas?

  • Foto do escritor: Miguel Aleixo
    Miguel Aleixo
  • 2 de fev. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de nov. de 2023

O que te impede de iniciares um relacionamento? Como está a tua vida social? Os teus medos são mais fortes que os teus desejos? Vamos conversar!

ree

Quando falamos em conhecer pessoas, imediatamente um mecanismo interno parece ser acionado e uma sirene entoa sinais de alerta que nos faz invocar inúmeras barreiras. Se o objetivo for conhecer pessoas com um potencial interesse intimo, as barreiras são ainda maiores! Importa começares por saber que não estás sozinho. Se o teu coração começa a bater mais rápido, sentes tremores, suores e/ou pensamentos automáticos que te sussurram dicas de inferioridade e rejeição “não mereço aquela pessoa”, sê bem-vindo ao clube onde a maioria dos humanos se encontra!


Se depende de ti podes mudar! Mas atenção! Ignorar uma voz interior pode ser mais difícil que ignorar uma música que te deixa irritado. Esforço, dedicação e grande desejo de mudança são fundamentais no processo de superação pessoal!

Somos seres humanos evoluídos, mas ainda temos vários comportamentos e sensações que advêm dos nossos antepassados e que hoje, embora não façam sentido, ainda por cá se mantêm… o estado de alerta, medo e pânico são importantes, mas completamente exagerados, quando surgem, simplesmente, porque vamos conhecer uma pessoa.


Estamos de origem formatados para receber esses sinais, afinal, os nossos genes têm origens em sociedades que demoraram milhares de anos a evoluir. Na selva sem dúvida, que abordar ou confraternizar com pessoas desconhecidas poderia ser perigoso! Podias morrer! Hoje, mesmo não fazendo sentido, o teu cérebro vai continuar a arranjar desculpas para te justificar a inferioridade: “Sou pobre”; “sou feio”; “não sou bom o suficiente”; “não sou inteligente o suficiente”; “não sou interessante”… são 1001 possibilidades!


Vou deixar-te com uma pergunta que deves ter em mente sempre que queres conhecer alguém:

A possibilidade de conhecer uma pessoa especial compensa o medo da rejeição?

Encara a interação de uma forma simples: apenas e só o ato de conversar e conhecer alguém! Sem interesses, segundas intensões ou expectativas. A pessoa que está à tua frente pode ser compatível contigo ou ter características/hábitos que não aprecias. E vice-versa. Não há qualquer problema com isso. Há biliões de pessoas no mundo!

A verdade é que nunca sabes como é a pessoa com quem vais conversar. Podes ter ideias genéricas, hipoteticamente baseadas no seu grupo de amigos ou nos seus perfis sociais. Mas as pessoas já aprenderam a manipular o que partilham, por isso, o que tens são apenas perceções do que acreditas ser real. A realidade pode ser muito diferente!


Deves refletir se preferes engolir os medos e avançar, correndo o risco de ser feliz, ou se o pânico de ser rejeitado te vai obrigar a continuar sozinho.

Há semelhança do artigo anterior relativo a este tema, partilho reflexões simples, mas ao mesmo tempo poderosas! A base para agir está na compreensão das interações e consequente alteração do teu mindset. Este é o ponto de partida para algo maior!

Trabalhar a autoestima, as dinâmicas de interação e a linguagem corporal são fundamentais para o sucesso! Mas numa fase inicial basta-te compreender que não há nada mais natural que duas pessoas a conversar.


Dificuldades em relacionamentos sociais? A ansiedade e o medo de rejeição estão a vencer? Cansado de esperar por novos artigos e com vontade de aprender mais sobre mestria social?

Eu posso ajudar! - psic_aleixo@hotmail.com


Um Abraço!

Dr. Miguel Aleixo

Psicólogo Clínico e da Saúde

 
 
 

Comentarios


bottom of page