O que queres alcançar?
- Miguel Aleixo
- 24 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de jul. de 2021
“Se não sabes para onde vais não importa o caminho que tomas.”

A mítica frase é proferida pelo Gato de Cheshire, no filme, “Alice no País das Maravilhas”, quando esta lhe pergunta que caminho deveria seguir. A expressão rapidamente ganharia uma adaptabilidade ao nosso quotidiano e deve servir como ponto de partida, para qualquer compromisso no âmbito do desenvolvimento pessoal.
Muitas pessoas reconhecem facilmente o que está errado nas suas vidas, os problemas no seu relacionamento, as dificuldades no local de trabalho, as preocupações castradoras com os filhos, a frustração de não atingirem os seus objetivos, a parca vida social… mas é surpreendente a dificuldade inerente que as mesmas têm em transformar ou idealizar contrariamente estes conceitos. A simples pergunta: “Como gostaria que fosse?” induz, muitas vezes, as pessoas a desabarem e entrarem num caos mental, onde revelam imensas dificuldades em detalhar os seus próprios cenários ideias.
Não estamos habituados a pensar no formato de “resolução de problemas”! Identificamos o erro com clareza mas não conseguimos visualizar com a mesma simplicidade o cenário ideal. Se não soubermos exatamente o que pretendemos criar, ter ou sentir, então dificilmente conseguiremos atingir o que quer que seja!
Pode parecer algo bastante óbvio e podemos acreditar que temos controlo absoluto sobre essa situação, mas definir e clarificar (do ponto de vista racional e emocional), compromissos e objetivos a médio e longo prazo, é uma tarefa que exige treino e conhecimento e por vezes, acompanhamento!
Repara que até um GPS precisa de uma morada para nos indicar o caminho até ao destino desejado
Quando nos apercebemos que estamos mergulhados na negatividade, em problemas que tardam em desaparecer ou nos sucessivos falhanços em atingir objetivos ou iniciar/finalizar projetos pessoais, devemos parar e questionar concretamente: O que quero alcançar? Como me quero sentir?
É urgente e essencial a criação de uma lista de passos simples e claros, que nos aproximem do momento em que estamos, até ao momento onde queremos estar. Como se estivéssemos a subir uma escada: um passo de cada vez!
Dificuldade em definir objetivos, cenários ideias e/ou a criar pontes para alcançar o que desejas?
Eu posso ajudar! - psic_aleixo@hotmail.com
Um abraço!
Dr. Miguel Aleixo
Psicólogo Clínico e da Saúde
Comentários