O Sucesso depende da tua origem?
- Miguel Aleixo
- 19 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de nov. de 2023
Não podes controlar de onde vens… mas podes controlar para onde vais!

Por vezes acreditamos que somos produtos das nossas origens. Que estamos necessariamente condenados ao fracasso, porque não nascemos com determinadas condições financeiras ou sociais. O contrário também é verdade, basearmo-nos nos nossos privilégios para sentir segurança num futuro tipicamente imprevisível.
Ganhos passados não são garantias de ganhos futuros e perdas passadas não garantem fracassos posteriores.
Tudo o que conquistamos ou perdemos serve como aprendizagem ou barómetro, para que as nossas decisões sejam reforçadas ou alteradas, em busca de caminhos diferenciados, onde desejamos encontrar um sol brilhante.
O refúgio nas drogas trazem, por vezes, estes inputs emocionais camuflados! Os consumidores queixam-se da sorte e querem alienar-se de um mundo injusto e cruel, talhado para os frustrar ou castrar. Quando atribuímos às circunstâncias total responsabilidade pelos nossos fracassos, estamos no fundo a abrir uma porta que nos pode levar ao abismo. Quando o piloto perde o controlo do seu veículo, geralmente os resultados são catastróficos… achas que será diferente se perderes o controlo da tua vida?
Resultados = Circunstâncias = Perde de controlo = Falhanço total
Parece uma frase clichê, mas é uma das mais importantes: Quem mais erra é quem mais evolui. Se estiveres preparado para errar, então estás certamente preparado para ter sucesso! Mas é importante que tenhas desde cedo uma noção clara do que significa, para ti, ser bem-sucedido!
O sucesso é como a felicidade! É variável e pode surgir de várias formas e ter várias interpretações.
Somos confrontados com um formato redutor de sucesso desde muito cedo. O QI como seu preditor é disso um exemplo. As nossas escolas estão formatadas para privilegiar os alunos que conseguem, de forma mais competente, assimilar os conteúdos lecionados. Esses são os melhores alunos! Socialmente acreditamos e promovemos que melhores alunos entrarão em melhores cursos, terão uma vida mais privilegiada, ganharão mais dinheiro e consequentemente serão mais felizes. Esta visão redutora do ensino coloca-nos numa espécie de código binário, completamente discordante da natureza e complexidade do ser humano.
As tuas crenças sobre as influências da tua origem e/ou sobre a tua prestação escolar/académica podem estar a condicionar as tuas hipóteses de ter sucesso! É difícil conseguir algo que não acreditamos ser possível!
O trabalho árduo é fundamental, mas definir objetivos claros e compatíveis, enquanto nos libertamos de determinadas “amarras” ou fantasmas do passado, pode ser um trabalho doloroso, se realizado a solo. Um Psicólogo pode ajudar-te a mudar as crenças que tens sobre ti próprio, clareando assim o teu caminho, para um sucesso à tua imagem!
Eu posso ajudar! - psic_aleixo@hotmail.com
Um abraço!
Dr. Miguel Aleixo
Psicólogo Clínico e da Saúde
Comments